Mestrado Profissional em Comunicação Social

Estrutura Curricular

COMPONENTE CURRICULAR CR CH
Disciplinas obrigatórias Fundamentos dos processos comunicacionais 3 45h
Métodos de pesquisa e elaboração de produtos comunicacionais 3 45h
Laboratório: Intervenções, experimentações e práticas sociais e midiáticas 3 45h
Disciplinas eletivas da linha 1: Tecnologia, Organizações e Inovação Processos comunicativos nas organizações contemporâneas 3 45h
Inovação em comunicação 3 45h
Temas contemporâneos em comunicação, consumo e tecnologia 3 45h
Disciplinas eletivas da linha 2: Mídia, Cultura e Sociedade Linguagens, sentidos e processos comunicacionais 3 45h
Comunicação e religiões 3 45h
Temas contemporâneos em comunicação, cultura e sociedade 3 45h
Disciplinas eletivas gerais Midiatização e práticas sociais 3 45h
Narrativas audiovisuais 3 45h
Informação e comunicação nos contextos da sociedade digital 3 45h
Comunicação e ludicidade 3 45h
Comunicação, direitos humanos e cidadania 3 45h
Produção, Uso e Difusão do Conhecimento Científico 3 45h
Educomunicação 3 45h
Estudos culturais e estudos de recepção 3 45h
Pesquisa visual 3 45h
Atividades acadêmicas e mercadológicas 6 90
Trabalho final de mestrado 6 90

Trabalho Final de Curso

O Trabalho Final de Mestrado pode ser desenvolvido em dois formatos:

  • Dissertação resultante de pesquisa científico-tecnológica, desenvolvida, obrigatoriamente, de forma individual, compatível com a área de conhecimento, demonstrando a capacidade de organizar conhecimentos adquiridos e que formule/proponha produto comunicacional para aplicação prática em instituições públicas ou privadas de qualquer segmento.
  • Relatório técnico-científico desenvolvido, obrigatoriamente, de forma individual, compatível com a área de conhecimento, acompanhando produto desenvolvido em um dos seguintes formatos:
    – patentes e registros de propriedade intelectual;
    softwares;
    – aplicativos;
    materiais didáticos e instrucionais;
    – 
    produção de programas de mídia;
    – relatórios conclusivos de pesquisa aplicada;
    – 
    manuais de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação ou adequação tecnológica;
    – 
    protótipos para desenvolvimento de equipamentos e produtos específicos;
    projetos de inovação tecnológica;
    – 
    manuais, guias, cartilhas e tutoriais;
    – 
    planejamento estratégico de comunicação;
    – 
    outros formatos, de acordo com a natureza da área da comunicação e a finalidade do curso.

Deverá acompanhar o depósito do Trabalho Final de Mestrado a comprovação de submissão para publicação de artigo em periódico científico com índice h5 ou de  estrato superior da classificação Qualis Capes.