Área de Concentração: Processos Comunicacionais
Os estudos, pesquisas e projetos desenvolvidos no programa concentram-se na área dos processos comunicacionais. O universo da comunicação, em toda a sua capilaridade, provoca um movimento capaz de influenciar as práticas sociais nos mais diferentes estratos, bem como de ser influenciado pelos atores sociais e seus movimentos, em um complexo entrelaçamento que envolve a produção, distribuição e consumo de produtos midiáticos, não se limitando ao universo tangível, mas expandindo-se para o campo dos sentidos e significados.
A compreensão e as reflexões sobre as estratégias e ações dos múltiplos agentes da sociedade contemporânea apresentam-se como objetos de pleno interesse, frente a importância que os processos comunicacionais e o trânsito dos fluxos informacionais manifestam no atual cenário social. Dentro deste contexto, a narratividade, as relações de poder, a inovação, os aspectos políticos e econômicos e as expressões culturais são temas que tangenciam os estudos desta área.
As trocas e associações entre os indivíduos e entre estes e as instituições (públicas, privadas, governamentais, midiáticas, religiosas, entre outras) formam um agrupamento que desperta o interesse para investigações das práticas comunicacionais realizadas e para a elaboração de soluções, ou aprimoramentos, capazes de aperfeiçoar os processos dialógicos e mercadológicos ali estabelecidos. O comportamento dos consumidores, os procedimentos e táticas organizacionais, os impactos das tecnologias digitais e dos processos de inovação, bem como os sentidos que se propagam nas diferentes mídias, a cultura midiática e suas complexidades, e as experiências de midiatização e religião são temáticas inseridas nesta área de concentração e trabalhadas de maneiras específicas em cada uma de suas linhas de pesquisa.
Linha de Pesquisa 1: Tecnologia, Organizações e Inovação
Ementa: Investigações sobre a comunicação e as transformações que a midiatização contemporânea provoca nos processos, formatos e produtos comunicacionais das mais variadas organizações sociais, privadas e públicas. Despertam o interesse para estudo: aspectos do comportamento do consumidor, cultura de consumo e as práticas de consumo dos diversos grupos sociais, etários e culturais; a comunicação organizacional integrada e sua presença nos âmbitos internos das instituições e em seu convívio com a comunidade; os impactos dos processos midiáticos na configuração das práticas midiáticas de indivíduos e instituições; as práticas de marketing que envolvem processos inovadores e o uso de tecnologias digitais, que podem estabelecer relacionamento entre humanos e máquinas; os processos comunicacionais empregados pelas organizações acerca de temas como direitos humanos e diversidade.
O grupo de pesquisa articulado à esta linha de atuação é o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Organizações e Sociedade (GPCOS). Os pesquisadores desta linha organizam-se em torno de dois eixos:
Eixo 1 – Comportamento do consumidor e inovação
Caracterização: Os processos digitais que romperam com os parâmetros existentes no século passado e as rápidas, acentuadas e constantes evoluções tecnológicas impulsionam atualizações frequentes nas estratégias organizacionais que objetivam a constituição relacional entre elas e seus múltiplos públicos. As quebras dos paradigmas sociais e comunicacionais conduzem os indivíduos a experimentarem novos modelos de socialização e os processos inovadores apresentam-se como caminhos necessários neste contexto de interações, consumo e construção de significados.
Objetivos: Desenvolver estudos, pesquisas, reflexões e análises sobre as dinâmicas e estratégias de mercado, inovações tecnológicas e lógicas de produção e consumo. Impulsionar a realização de projetos e produtos comunicacionais que ofereçam soluções criativas e inovadoras no âmbito da comunicação organizacional em suas diversas interfaces sociais. Promover avanço no conhecimento teórico e empírico no contexto das práticas sociais que envolvem humanos e máquinas, neste novo momento de experimentação e transformação.
Eixo 2: Organizações, tecnologias digitais e cidadania
Caracterização: A atual configuração social, baseada nas conexões digitais e no imperativo da midiatização, apresenta possibilidades comunicacionais bastante diversas, tanto nos aspectos tecnológicos, quanto na pluralidade de temas e de atores participantes. O armazenamento de dados, as narrativas digitais, o estabelecimento de relacionamentos, a vivência da cidadania, da religiosidade e as características dos atores participantes de todos esses processos requerem compreensão sobre suas potencialidades e limitações, que geram impactos e consequências para a sociedade como um todo. Neste contexto, o eixo destina-se ao desenvolvimento de estudos que compreendam as relações entre atores sociais, organizações, com ênfase para a presença das questões acerca da cidadania, direitos humanos, religião e os diversos suportes comunicacionais, em especial os digitais.
Objetivos: Estudar, refletir e analisar temas que abordem as idiossincrasias dos atores sociais e suas relações, estabelecidas por meio do uso de tecnologias digitais entre e si e com as variadas organizações sociais. Compreender os impactos que temas como relações étnicos-raciais, religiosas, políticas, aspectos da cidadania e direitos humanos acarretam nas estratégias e práticas institucionais de organizações e em seus processos comunicacionais com seus variados públicos de interesses. Desenvolver pesquisas, projetos e produtos capazes de fomentar reflexões e melhorias nos processos comunicacionais entre os indivíduos e entre estes e as organizações de variados segmentos.
Linha de pesquisa 2: Mídia, cultura e sociedade
Estudo da comunicação e dos meios em suas inter-relações com fenômenos sociais e práticas culturais. As investigações se articulam em torno do trinômio comunicação-cultura-sociedade para analisar: os processos de criação e produção; as mensagens, seus fluxos de circulação e distribuição; e as práticas de recepção e de consumo. São interesses desta linha de investigação desde as relações interpessoais até os processos massivos que implicam reflexões sobre a construção de sentidos, as subjetividades e as identidades, práticas coletivas e individuais e mediações culturais.
Os pesquisadores da linha se articulam a partir de dois eixos de pesquisa:
Eixo 1 – Linguagem, narrativas e discursos
Caracterização: Da política à arte, da ciência ao cotidiano, os conhecimentos são comunicados através de narrativas, isto é, por meio da linguagem que coloca sob um simbólico-cultural os acontecimentos da vida social e dos fenômenos do mundo. Nosso relacionamento perceptual com o mundo funciona porque confiamos em histórias que nos foram contadas e foram construídas anteriormente. Dessa forma, as narrativas contribuem para que o sujeito conheça a realidade. Narrar, seja por meio da oralidade, da escrita, das artes visuais ou das artes audiovisuais, serve para comunicar para uns o mundo conhecido por outros – suas descobertas, lições, princípios, invenções etc. Assim, este eixo estuda as diversas formas comunicativas considerando seus processos de criação, os sentidos inscritos nos textos e a (re)produção dos mesmos nos processos de recepção.
Objetivos: Compreender os processos criativos, hibridismos e experimentações no desenvolvimento poético e estético de objetos comunicacionais em suas variadas e imprevistas manifestações no texto da cultura. Estudar os sentidos, discursos, representações e narrativas que circulam nas diferentes mídias e constituem o tecido da cultura midiática. Analisar as práticas de recepção enquanto processos profundamente políticos onde se configuram a materialidade social e a expressividade cultural da mídia.
O grupo de pesquisa articulado a este eixo é o Cine – Coletivo de Investigação de Narrativas e Estéticas.
Eixo 2 – Comunicação e religiões
Caracterização: Considerando a centralidade da experiência religiosa como mediação cultural nos processos de construção de sentidos dos sujeitos sociais, a relação entre comunicação e as religiões está ancorada nas ideias de religação, comunhão e vínculo. Nesse sentido e em nível ontológico, pode-se considerar a comunicação como o processo que sustenta a própria existência das tradições religiosas. Assim, este eixo compreende o estudo das religiões enquanto sistemas comuns de crenças que são social, cultural e historicamente construídos a partir de grandes narrativas comunicacionais e a religiosidade como experiência mediada por processos tecnológicos e midiáticos.
Objetivos: Entender como as experiências religiosas são remodeladas pelos processos midiáticos, digitais e contemporâneos. Analisar como grupos religiosos empregam as diversas mídias nas relações que as instituições religiosas estabelecem entre si e com a sociedade. Estudar as representações sociais de diferentes confissões e práticas religiosas em processos e produtos midiáticos.
O grupo de pesquisa articulado a este eixo é o Excelsior! – Grupo de Pesquisa em Religião e Cultura da Mídia.