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Mestrado Profissional em Educação
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    Visão Geral

    Sobre o curso 

    A Instituição teve seu início no ano de 1915 em uma área rural nas proximidades de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. Atualmente, a instituição conta com três campi que atendem desde a escola básica até o ensino superior com a pós-graduação lato e stricto sensu. No último recredenciamento pela Portaria n°1.278 de 29 de novembro de 2018 – D.O.U. 29/11/2018, obteve, nesse processo, o conceito final 5. Para ampliar a oferta de ensino, implantou, em 2013, o Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e, em agosto de 2016, o Mestrado Profissional em Educação (MPE), conforme proposto no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014 – 2018).

    A proposta de Mestrado Profissional na área de Educação foi elaborada por um grupo de trabalho, que foi convocado pela primeira vez no dia 14 de maio de 2015. Posteriormente, o grupo trabalhou intensamente na proposta, que foi finalizada e submetida à avaliação da CAPES, na Plataforma Sucupira, em 03 de julho de 2015, sob o Protocolo 264/2015.

    A proposta foi recomendada na 160ª reunião do Conselho Técnico-Científico-CTC-CAPES, ocorrida no período de 19 a 23 de outubro de 2015, sob o Parecer CNE/CSE 102/2016 – PORTARIA N°.1041, de 09 de setembro de 2016, e publicada no Diário Oficial da União em 12 de setembro de 2016.

    O registro de início do funcionamento do curso foi homologado em 05/02/2016, cuja Cerimônia de instalação foi realizada em 08 de agosto de 2016, com a presença dos docentes, discentes, representantes da mantenedora, reitoria, pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, e demais convidados.

    Missão

    O Mestrado Profissional em Educação, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (PROPEDI), tem sua missão regimental alinhada à missão institucional de contribuir para a educação no contexto dos valores bíblicos para um viver pleno e para a excelência no serviço a Deus e à humanidade, por meio da formação de profissionais que atuam ou pretendem atuar no ensino, na gestão educacional e na pesquisa, tendo em vista os conhecimentos práticos e teóricos na área.

    Desde o seu início, em agosto de 2016, o MPE se consolida como um espaço de produção de conhecimento e de relevância social vinculado principalmente à investigação da realidade educacional brasileira no âmbito público e privado. Desse modo, o MPE busca atender à formação de profissionais de educação de todos os níveis e modalidades, incluindo os professores e gestores da educação básica e da educação superior.

    Objetivos do curso

    O objetivo geral do MPE é contribuir para a qualificação de profissionais da educação, a fim de que realizem análises críticas da problemática educacional e da realidade institucional em que atuam, buscando promover mudanças no âmbito de sua atuação local, regional, nacional e internacional. Para tanto, têm-se como objetivos específicos:

    1

    Formar profissionais, gestores e docentes pesquisadores, com domínio dos processos de investigação científica, a fim de que produzam conhecimento e elaborem novos métodos, experiências curriculares, práticas educativas e materiais de ensino;

    2

    Aprofundar o estudo de referenciais teóricos e metodológicos que ampliem a formação pedagógica e a compreensão do trabalho docente e das ações da gestão;

    3

    Promover a aproximação escola básica/graduação/pós-graduação com vistas ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

    4

    Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, de modo a melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas, por meio da solução de problemas e da geração e aplicação de processos apropriado de inovação;

    5

    Relacionar as questões sociais e inclusivas com os conhecimentos pedagógicos como base de práticas de intervenção no processo ensino e aprendizagem;

    6

    Articular teorias e práticas de ensino, orientadas pelo princípio da equidade na educação escolar, tendo em vista, em última instância, melhor qualificar as aprendizagens de crianças, adolescentes e jovens no país;

    7

    Criar situações que promovam o desenvolvimento da autonomia do educador em uma busca permanente de desenvolvimento profissional;

    8

    Encorajar, valorizar e desenvolver as práticas que promovem a educação integral de modo criativo e inovador;

    Perfil do egresso

    Comprometido com o processo de melhoria e transformação da educação em contextos de trabalho em abrangência local, regional, nacional e internacional.

    1

    Crítico, reflexivo e capaz de problematizar e intervir nos cenários educacionais;

    2

    Comprometido com o processo de melhoria e transformação da educação em contextos de trabalho em abrangência local, regional, nacional e internacional;

    3

    Propositivo e inovador na gestão e na docência, com habilidade para articular o saber acadêmico, a pesquisa e a prática educativa;

    4

    Apto para a produção e difusão de novos conhecimentos relativos à docência e à gestão.

    Público-alvo

    Profissionais graduados em Ensino Superior da área de educação e afins, interessados nas questões específicas educacionais.

    Aluno Regular

    A seleção de alunos é feita anualmente por meio de prova de conhecimento da área de educação, avaliação de inglês ou espanhol instrumental, entrevista e análise de currículo. A cada processo seletivo são ofertadas 40 vagas. É permitida a entrada de alunos especiais no programa, mediante entrevista com a coordenação do curso.

    Aluno Especial

    O aluno especial é todo aquele inscrito para cursar disciplinas isoladas mediante a disponibilidade de vagas. No entanto, não estabelece vínculo efetivo com o curso. Para vincular-se ao curso, o aluno especial precisa ser aprovado no processo seletivo e matricular-se como aluno regular. Posteriormente, poderá requerer o aproveitamento dos créditos obtidos como aluno especial, de acordo com as normas específicas do regimento do programa. Mais informações no Menu Processos de Seleção – aluno especial.

    Coordenação do Mestrado Profissional em Educação

    Profª. Dra. Silvia Cristina de Oliveira Quadros

    • silvia.quadros@unasp.edu.br
    • (19) 3858-9377(Whatsapp)

    Secretaria da Coordenação do MPE
    Andreane Silva Oliveira

    • mestrado.educacao@unasp.edu.br
    • (19) 3858-9377(Whatsapp)

    Mestrado UNASP campus Engenheiro Coelho

    Campus Engenheiro Coelho
    Estrada Municipal Pastor Walter Boger, km 3,4
    Engenheiro Coelho – SP

    Ver mapa

    Endereço Postal:

    Mestrado Profissional em Educação
    Caixa Postal 11
    CEP 13.448-900


    Engenheiro Coelho

    Estrada Municipal Pastor Walter Boger, S/N - Lagoa Bonita, Eng. Coelho - SP, 13448-900

    Atendimento: 0800 948 0048

    Hortolândia

    Rua Pr. Hugo Gegembauer, 265 Cep 13184-010 / Hortolândia - SP

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    São Paulo

    Estrada de Itapecerica, 5859 Cep 05858-001 / São Paulo - SP

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    Educação a Distância

    Estrada Mun. Pr. Walter Boger, km 3,5 Cep 13448-900 - Caixa postal 88 / Eng. Coelho – SP

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