Acontece no UNASP

UNASP participa de cantata de Páscoa em Engenheiro Coelho

Com o tema central “Ele Vive”, o evento contou com a participação de corais, orquestras, peças e mensagens de fé e esperança.

Texto: Júlia Viana | Edição: Victor Bernardo

A Páscoa faz relembrar o amor de Jesus ao entregar sua própria vida por todos. Para lembrar essa data tão importante, a prefeitura de Engenheiro Coelho promoveu, neste domingo (27), uma Cantata de Páscoa que reuniu orquestras, corais e grupos de dramatização.

Corais e grupos de dramatização do UNASP participaram da programação. Foto: AICOM

O tema central do evento, “Ele Vive”, faz alusão à ressurreição de Jesus Cristo. A cantata celebra a vitória de Cristo sobre a morte, lembrando que o túmulo está vazio e que há esperança para todos aqueles que creem. Através de músicas, encenações e mensagens inspiradoras, o evento convidou o público a refletir sobre o poder transformador da vida de Jesus e a certeza de que Ele está vivo. 

A participação dos alunos

A realização da cantata também foi vista como uma oportunidade para aproximar ainda mais a comunidade do trabalho artístico e espiritual realizado pelos alunos do UNASP.

Para Cláudio Silva, diretor da ACARTE, a parceria foi uma oportunidade única. “A oportunidade que a gente esteve recebendo o convite da Prefeitura em realizar um programa em conjunto, eu acho que apresenta o UNASP para a cidade de uma maneira diferente, e mais importante que isso, apresenta Jesus para a cidade de uma maneira diferente”, ressalta.

O envolvimento dos alunos na programação foi outro destaque apontado pelos organizadores. O doutor Carlos Ferri, diretor geral do campus Engenheiro Coelho, também valorizou a importância da presença estudantil. 

“Esse evento é muito importante, uma vez que o UNASP foi convidado para participar e os nossos alunos estão envolvidos. A força jovem, a música e aquilo que a gente faz. O bonito disso tudo é que nós estamos integrados e hoje é uma grande oportunidade de mostrar Cristo para a população através da música, da dramatização e da parceria com a Prefeitura”, explica.

Grupos de dramatização do UNASP encenam a história da ressurreição de Jesus. Foto: AICOM

Gabriel Cândido, aluno do curso de Rádio TV e diretor do grupo Entre Aspas, também compartilhou sua emoção. “É um grande reconhecimento por todo trabalho dos grupos de ministérios. Eu chorei emocionado, porque é muito trabalho para isso acontecer. Nós somos grupos que estão aqui de formas diferentes, todos unidos com o mesmo propósito: falar do amor de Cristo para as pessoas”, relata.

Fortalecimento cultural 

A Cantata de Páscoa foi vista como uma oportunidade de promover a cultura local e fortalecer os laços entre as diversas comunidades religiosas da cidade. A iniciativa também revelou o potencial de Engenheiro Coelho para a realização de grandes eventos que unem fé, arte e sociedade.

O secretário de Cultura e Turismo da cidade, Ricardo Siciliano, reforçou o impacto positivo da realização. “Em parceria com o UNASP, nós falamos: vamos fazer uma cantata de Páscoa? Eu acharia que era um sonho quase que impossível, porque é muita coisa, muita gente envolvida. Mas está sendo a realização de um sonho. Nós estamos unindo religiões que acreditam em um Salvador, que é Jesus Cristo”, destaca.

A importância do evento também se reflete na intenção de consolidá-lo como parte do calendário oficial da cidade, valorizando ainda mais a cultura e a tradição cristã em Engenheiro Coelho.

O prefeito também afirmou que a intenção é instituir a Cantata no calendário oficial do município. “Nós já estamos pensando em instituir no nosso calendário cultural de Engenheiro Coelho. Depois nós queremos fazer até em forma de lei, instituindo o dia da Cantata de Páscoa”, cita.

Impacto da Cantata na comunidade

O impacto da Cantata de Páscoa foi sentido não apenas por quem participou da organização, mas também pela comunidade local. Para os moradores de Engenheiro Coelho, o evento trouxe um novo significado para a celebração da data e proporcionou um momento de encontro e reflexão. Moradora da região, Vânia Jobim compartilhou a sua emoção ao ver a cidade receber uma programação tão especial.

“É maravilhoso, porque aqui é difícil ter eventos. Vai enriquecer muito para as crianças, para a gente, para a parte espiritual também. Acho que vai tocar lá no coração da gente, aquecer um pouquinho também, porque hoje em dia as pessoas estão tão frias, tão distantes”, comenta.

O prefeito também expressou seu desejo de que o evento despertasse sentimentos de união e solidariedade entre os moradores. “Eu espero que essa cantata mexa com o sentimento das pessoas, com o coração, para que todos nós possamos olhar para o próximo com mais amor, com mais carinho e que a gente tenha essa união e também para que nós possamos cada dia mais fazer o bem ao próximo”, finaliza.

Veja mais