Acontece no UNASP

Curso de Engenharia Civil do UNASP é o segundo melhor do estado

Resultado demonstra o compromisso da instituição em atingir a excelência na educação.

Texto: Victor Bernardo

O curso de Engenharia Civil do UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu a segunda maior nota do estado de São Paulo na última avaliação do Ministério da Educação – o MEC. Foram avaliados os 200 cursos reconhecidos pelo MEC no estado, em um processo que verifica a adequação da graduação com os padrões exigidos.

Alunos de Engenharia Civil participam de concurso de pontes. Foto: AICOM

Entre todas as instituições do país, o UNASP obteve o vigésimo lugar, entre os mais de 900 cursos de Engenharia Civil reconhecidos pelo Ministério. Esse resultado indica que o curso teve um ótimo desempenho, considerando critérios como a organização didático-pedagógica e o corpo docente. 

Para o coordenador do curso, doutor Lucas Barboza, a nota evidencia o compromisso do curso com a qualidade acadêmica. “Estar entre os dois melhores cursos de Engenharia do Estado de São Paulo e entre os 20 melhores do país reforça a credibilidade da nossa instituição, valoriza o diploma dos nossos alunos e nos posiciona como referência no cenário educacional”, celebra.

Thais Carvalho é aluna da graduação e valoriza o fato de estudar em um curso bem reconhecido. “Estar em uma instituição bem avaliada nos dá mais segurança para encarar o mercado de trabalho e aumenta nossa confiança de que sairemos prontos e conscientes para enfrentar os desafios da engenharia”, reforça.

Curso de Engenharia Civil no UNASP

O curso de Engenharia Civil do UNASP capacita seus alunos a projetarem construções para indústrias, habitações e transportes. O curso também oferece a oportunidade do aluno conhecer, através de visitas dirigidas a empresas e instituições, os processos de produção dos materiais utilizados no dia a dia do Engenheiro Civil.

Além da sala de aula, ainda existem projetos de extensão que estimulam a prática profissional, como por exemplo, cursos básicos em programação e softwares das novidades tecnológicas no mercado de trabalho. Há também projetos sociais, nos quais os alunos prestam serviço à comunidade, apresentando soluções de moradia de baixo custo, entre outras informações.

“Isso também reforça o compromisso do UNASP com a qualidade acadêmica”, explica Thais.

Processo de Avaliação do MEC

A nota é alcançada por meio do bom desempenho no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), além da avaliação de indicadores como organização didático-pedagógica do curso, corpo docente do curso e infraestrutura da instituição de ensino.

Lucas também explica que o processo contínuo de desenvolvimento do curso envolve uma atualização constante da matriz curricular, para acompanhar as tendências tecnológicas e industriais, o fortalecimento da pesquisa e projetos de extensão e parcerias estratégicas com empresas, promovendo vivências reais aos alunos. 

Além disso, considera que a opinião dos alunos é fundamental. “Continuaremos ouvindo ativamente nossos alunos e egressos, ajustando processos com base em evidências e mantendo uma gestão acadêmica focada na excelência e no protagonismo discente”, finaliza.

Veja mais