Acontece no UNASP

Colégio UNASP realiza Spelling Bee para alunos do Programa Bilíngue

Alunos participam de competição de soletração que estimula o inglês e a confiança.

Texto: Ana Júlia Alem

O Colégio UNASP, unidade Hortolândia, promoveu o Spelling Bee para os alunos do Programa Bilíngue. A primeira fase do campeonato, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, foi eliminatória, e a segunda etapa aconteceu na última semana de maio, no auditório Arlete Afonso. O evento reuniu estudantes das modalidades Kinder Kids, Kids Academy e Teens.

O Spelling Bee, uma competição de soletração inspirada em uma tradição norte-americana do século XIX, tem suas origens nos encontros comunitários, semelhantes à organização das abelhas em suas colmeias. Além de incentivar o domínio ortográfico, o evento visa promover o sentimento de pertencimento e a construção coletiva, oferecendo aos alunos a oportunidade de competir de forma saudável e colaborativa.

Este é um projeto que estimula a memória, acelera a alfabetização, expande o vocabulário, aprimora a pronúncia e aumenta o interesse pelo idioma. Além disso, segundo Miriane Sella, orientadora do Programa Bilíngue, à medida que os alunos treinam a soletração, eles ganham mais confiança e percebem uma melhora na rapidez ao soletrar, o que contribui diretamente para o aumento da autoestima e do desempenho acadêmico. “É uma competição para todos, basta praticar e se dedicar”, acrescenta.

Spelling Bee

O Spelling Bee, no Colégio UNASP, unidade Hortolândia, é uma competição voltada exclusivamente para os alunos do Programa Bilíngue. Dividido em duas fases — uma eliminatória e outra final —, o evento promove a prática da língua inglesa de maneira lúdica e desafiadora. A plateia é composta pelos próprios colegas e professores, o que cria um ambiente acolhedor e motivador para os participantes. Cada turma é chamada por ordem de idade, começando pelos mais novos. Os alunos se posicionam de frente para o público e de costas para o telão, onde a palavra não pode ser vista. Um juiz acompanha atentamente a soletração e anota os acertos.

A dinâmica da competição varia conforme a série. Para os alunos da Educação Infantil, a identificação de imagens é o desafio; já os do primeiro ano têm acesso visual à palavra. A partir do segundo ano, o tempo de visualização é reduzido, e, do terceiro em diante, os alunos apenas ouvem a palavra antes de soletrar, o que exige maior domínio do vocabulário e atenção auditiva. As turmas competem entre si dentro da mesma faixa etária, garantindo equilíbrio entre os níveis de conhecimento.

Antes da competição, os alunos passam por um intenso processo de preparação. Os professores de inglês selecionam palavras trabalhadas em sala de aula ao longo do semestre e as utilizam em atividades diárias de treino. As práticas são variadas: jogos em duplas, desafios em grupo e atividades individuais reforçam a compreensão e a pronúncia correta das palavras. Além disso, os vocábulos são enviados para casa, incentivando os estudos em família.

O envolvimento dos professores é essencial para o sucesso do projeto. “Eles organizam as etapas do concurso e garantem que o aprendizado seja significativo, combinando conteúdos do material didático com palavras de uso cotidiano”, complementa Sella. Para ela, o Spelling Bee é uma ferramenta de estímulo ao desenvolvimento da linguagem, da autoconfiança e da habilidade de se expressar em inglês desde os primeiros anos escolares.

Desafio, diversão e aprendizado

O Spelling Bee do Colégio UNASP, unidade Hortolândia, tem se destacado entre as atividades do Programa Bilíngue por unir aprendizado, interação e competição saudável. Para João Vitor Siqueira, do nono ano do Ensino Fundamental II, a experiência tem sido marcante. “O Spelling Bee é um evento que promove bastante interação entre os alunos e é bem competitivo”, afirma o estudante que foi classificado para a final.

Quem também se destacou na competição foi Júlia Bronno, do oitavo ano, que vê o projeto como uma oportunidade de crescimento. “O Spelling Bee é muito legal. As pessoas interagem, se dedicam para dar o melhor de si e todo mundo leva a competição a sério”, conta. Com bom desempenho e autoestima elevada, Júlia revela o impacto positivo da atividade em sua relação com a língua inglesa: “Eu gosto de inglês, acho que sou boa nisso. Essas atividades me desenvolvem ainda mais”.

A competição, além de divertida, ajuda os alunos a expandirem o vocabulário, praticarem o inglês de forma dinâmica e se sentirem mais seguros para usar o idioma no dia a dia. Tudo isso com o apoio dos professores, que acompanham de perto o processo e incentivam cada etapa. No fim, ganha quem soletra certo — mas todo mundo sai aprendendo um pouco mais.

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