Ex-alunos do UNASP se destacam como líderes em evento mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia
O pastor Erton Köhler, graduado em Teologia pelo UNASP, é o primeiro sul-americano a assumir a liderança global da igreja.
Texto: Gabrielle Ramos
O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) reafirmou seu papel como uma instituição completa, missionária e inovadora no cenário educacional e eclesiástico durante a 62ª Sessão da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Realizada entre os dias 3 e 12 de julho de 2025, em St. Louis, Missouri (EUA), contou com a presença de ex-alunos em cargos de liderança e na organização, apresentações de grupos musicais do selo Vitrine UNASP e ações promovidas pela equipe de comunicação da instituição.

A Sessão da Conferência Geral é o órgão máximo de governo da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A cada cinco anos, o evento reúne milhares de delegados, líderes e membros da igreja ao redor do mundo para adorar a Deus, eleger novas lideranças e definir diretrizes para o futuro da denominação, que atualmente conta com mais de 22 milhões de membros em 212 países.
Formação de líderes para a missão
Durante o evento, formados pelo UNASP conduziram a programação por meio de pregações, músicas e outras atividades. Um destaque especial foi a eleição do pastor Erton C. Köhler como presidente da Conferência Geral, que concluiu a graduação e mestrado em Teologia no UNASP em 1989 e 2008, respectivamente.
O reitor do UNASP, doutor Martin Kuhn, afirma que quando um líder é respeitado, transmite confiança, base bíblica, respeito e amor pelas pessoas, reflete os maiores objetivos da instituição que o formou. Por isso, “é muito gratificante ver o UNASP sendo representado na missão e liderança”, destaca.
Mikelly Melro, aluna de Direito no UNASP, acompanhou o evento com sua família pastoral e presenciou líderes do UNASP representando a instituição durante as votações. “Isso deu uma sensação de que todos nós também temos relevância na tomada de decisões da igreja”, conta.
Além dos cargos de liderança, os ex-alunos do UNASP se destacam em diferentes áreas de atuação dentro da Igreja. “Fico surpreso quando viajo e encontro, especialmente na área de comunicação, profissionais formados pelo UNASP. Eles estão em todos os lugares, fazendo a diferença, ajudando, apoiando”, afirma o pastor e músico Williams Costa Júnior, que liderou mundialmente a Comunicação da Igreja Adventista por 15 anos.
Cultura, fé e música
Entre os diversos momentos da programação, destacaram-se as diversas formas de adoração ao redor do mundo. O UNASP apresentou a música por meio de três grupos do selo Vitrine UNASP: Luz e Rimas, Novo Tom e Metal & Cia.

Esta é a terceira vez que o Novo Tom se apresenta na Conferência Geral, mas a primeira da aluna de Publicidade e Propaganda do UNASP, Mayra Guimarães. Integrante do grupo desde 2022, sente-se privilegiada pela oportunidade e deseja que o público tenha sentido a presença de Deus, além de ter conhecido um pouco mais sobre a forma como os brasileiros O adoram.
Rodrigo Burgo, diretor musical do Metal & Cia compartilha desse sentimento. “Foi um sonho realizado representar o Brasil e o UNASP em um evento tão importante. Me senti honrado por poder louvar a Deus e levar o som do grupo Metal para um público tão diverso”, compartilha.
Doutor Martin Kuhn ressalta que experiências como essas ampliam a compreensão sobre a missão e oferecem um vislumbre de como será o grande encontro com Deus na eternidade.
Experiências que cruzam fronteiras
A comunicação do UNASP também apresentou a instituição para os visitantes por meio de um estande em um espaço reservado para projetos, instituições e outras iniciativas. O objetivo geral era permitir que pessoas de todo o mundo conhecessem as atividades da igreja em diferentes países, além de promover a troca de informações e experiências.

Nicole Ferrer, aluna de Farmácia do UNASP, conta que um dos motivos pelos quais aprecia participar do evento é a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes línguas e culturas, ouvir relatos missionários e conhecer projetos da igreja ao redor do mundo. Para ela, é motivo de alegria ver o UNASP cumprindo sua missão de proclamar o evangelho e preparar o caminho para a breve volta de Cristo.
A mesma percepção é relatada pela estudante de Direito. “Me inspirou muito ver como a igreja tem diferentes realidades ao redor do mundo, mas tudo tem o mesmo propósito. Isso é muito lindo de conhecer! É uma experiência única, que todos os adventistas seriam felizes em vivenciar”, conta.
Proclamar o evangelho é uma missão que pertence não somente ao UNASP, mas à Igreja como um todo. Por isso, o reitor da instituição destaca que não há nada mais gratificante do que ver ex-alunos da instituição atuando na linha de frente da pregação dessa mensagem.