UNASP reúne líderes e docentes em planejamento estratégico para 2026
O evento reforça a importância de cada colaborador na busca pela excelência e no alcance das metas institucionais, sob o tema Rota 313.
Texto: Gabrielle Ramos e Victor Bernardo
O UNASP realizou, neste domingo (24), no campus Hortolândia, o encontro anual de planejamento estratégico. O evento reforça as metas definidas para o período de 2025 a 2030, e envolve líderes e docentes a nível tricampi. Cerca de 800 participantes estiveram presentes, a fim de fortalecer o alinhamento e o compromisso com os objetivos da instituição.

O reitor do UNASP, doutor Martin Kuhn, afirma que a excelência não é fruto do acaso, mas tem a ver com a escolha que as pessoas fazem com as oportunidades. “Deus faz muito mais do que a gente sonha todos os dias. Por isso, em tudo que vier à nossa mão, vamos fazer o nosso melhor”, afirma.
Excelência no serviço
A programação teve início com as boas-vindas do vice-reitor para a Educação Básica do UNASP e diretor do campus Hortolândia, José Prudêncio Júnior, seguida por um momento de oração conduzido pelo diretor-geral do campus Engenheiro Coelho, doutor Carlos Ferri.
Na sequência, o pró-reitor de Pós-Graduação Lato Sensu, professor Luis Henrique dos Santos, relembrou o planejamento institucional, destacando os pilares que sustentam a instituição: senso de missão, dinâmica de integração, performance de qualidade e competitividade e solidez. Ele explica que tudo que a instituição faz, seja ao criar, promover, incentivar ou continuar, é visando o propósito de garantir Experiências pra Vida a todos que têm contato com o UNASP.
O pastor Silvano Barbosa trouxe reflexões sobre os valores e princípios fundamentais que guiam à missão educacional do UNASP. “Nos estamos servindo com excelência porque estamos servido a Deus, mas também buscamos a excelência porque buscamos a recompensa dEle”, ressalta.
Ao longo dos momentos, grupos e personalidades como Tom de Vida, Fellype Macedo, Mais Vocal Trio e Coral UNASP representaram a diversidade musical dos campi da instituição.
Trajetórias que marcam
Momentos de reconhecimento e gratidão também marcaram a programação. Professores da Educação Básica e do Ensino Superior, colaboradores, pesquisadores e personalidades de relevância social e espiritual para o UNASP foram homenageados com medalhas, um gesto simbólico de agradecimento pela dedicação e contribuição à instituição.
- Medalha Orlando Ritter de Mérito Pedagógico | Ensino Superior: doutora Stella de Mello
- Medalha Orlando Ritter de Mérito Pedagógico | Educação Básica: Amaury Ferreira
- Medalha Iraci Cunha de Mérito Sociocultural: doutor Rodrigo Silva
- Medalha John Lipke de Mérito Corporativo: Moacir Cândido
- Medalha Ruy Vieira de Mérito Científico: doutor Fábio Alfieri
- Medalha John & Augusta Boehm de Mérito Confessional: doutor Emílio Abdala

Em destaque, o pastor Roberto Azevedo foi o primeiro em toda a Educação Adventista a receber o título de Doutor Honoris Causa. Essa honraria, a mais alta concedida por uma universidade, reconhece a contribuição de personalidades às áreas da ciências, artes ou aspectos sociais.
O vice-reitor para a Educação Superior, doutor Afonso Cardoso, destacou a trajetória de Roberto, que deixou um legado intelectual, educacional e administrativo para toda a Educação Adventista. Ele foi autor de diversos livros e publicações, transformou a vida de vários docentes e líderes da igreja e elaborou planos estratégicos que garantiram a sobrevivência da Educação Adventista no Brasil, dentre muitos outros feitos.
Em discurso, Roberto destaca a importância que a Palavra de Deus teve em suas escolhas e como a natureza mostra o equilíbrio, propósito e inteligência da vida. “Finalizo esse momento com o coração agradecido a Deus, a família, aos líderes, amigos que estão aqui e que fizeram parte da minha trajetória. Nossa meta é o céu, ao lado do professor supremo, Jesus Cristo”, compartilha.
Conquistas que consolidam a missão
No último ano, a reinauguração do Museu de Ciências Naturais no campus São Paulo, a abertura do curso de Medicina no campus Hortolândia e a conquista de cursos, como os 20 anos de Direito e 25 anos de Comunicação Social e Jornalismo no campus Engenheiro Coelho marcam a consolidação dos objetivos firmados.
Na área acadêmica, os resultados também se destacam. Cerca de 65% dos cursos do UNASP foram avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação. Além disso, mais de 2.800 produções científicas evidenciam o compromisso e a excelência acadêmica da instituição.
Este também é um fator que influencia o crescimento da instituição. Somente no último ano, a instituição teve um aumento de 35% no número de estudantes, sendo 22% na Educação Básica e 44% no Ensino Superior, o que totaliza mais de 23.800 alunos. Dos valores que financiam este ensino, pelo menos 214 milhões de reais foram destinados a bolsas, auxílios educacionais e pesquisa.
Na manutenção desse ideal, o UNASP investiu 116 milhões de reais no último ano em conservação dos campi, construções e tecnologia. Para este ano, o pró-reitor de Pós-Graduação Lato Sensu reforça a continuidade das mesmas estratégias: ser referência em confessionalidade, dinamizar a cultura de integração, manter a qualidade acadêmica e atingir a sustentabilidade que integra o negócio.
“Que Deus nos abençoe na missão de educar e servir através da educação do UNASP”, finaliza o reitor.

Rota 313
O tema “Rota 313 – Nosso caminho para a Excelência” faz referência ao texto de Filipenses 3:13: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.”
Este planejamento, que já vem sendo colocado em prática desde 2024, tem o objetivo de que todos os colaboradores estejam alinhados, sabendo para onde os esforços da instituição devem ser direcionados nos próximos anos. Assim, os recursos e as ações de todos estarão unidos em torno de objetivos claros.
Através dessa mensagem, a instituição reforça a importância de que todo trabalho realizado para Deus seja feito com excelência, fundamentados nos princípios bíblicos, para uma vida de serviço.