Impacto Social

Alunos de comunicação do UNASP vivenciam experiência missionária nos Estados Unidos

Projeto missionário realizado na Monterey Bay Academy marca os 25 anos dos cursos de comunicação e leva prática profissional ao exterior.

Texto: Isabella Maciel | Edição: Victor Bernardo

Os alunos dos cursos de Comunicação Social do UNASP participaram, entre os dias 14 de maio e 3 de junho, da Missão Califórnia, um projeto missionário e profissional realizado na Monterey Bay Academy. A Escola Adventista localizada na costa do Pacífico dos Estados Unidos recebeu os estudantes para auxiliar na cobertura do fim do ano letivo.

A iniciativa nasceu da parceria entre o UNASP, a OPW (Open World) e a própria instituição norte-americana, unindo o propósito evangelístico com o desenvolvimento técnico e criativo dos estudantes.

A missão desenvolveu o aspecto profissional e espiritual dos alunos. Foto: AICOM

A coordenadora dos cursos de Comunicação do UNASP, professora Sâmela Lima, explica que o principal objetivo da missão foi oferecer uma experiência prática que unisse vocação e propósito. “Queríamos proporcionar aos alunos um projeto que colocasse em prática, especificamente, as competências e habilidades que eles aprendem na comunicação, para além de ser apenas um projeto missionário. Esta foi a primeira vez que fizemos um projeto voltado especificamente para a área de atuação da comunicação”, declara a coordenadora.

A escolha da Monterey Bay Academy foi estratégica e também providencial. “A Késia, da OPW, já conhecia o colégio e sabia que havia uma necessidade real por lá. Então fomos, não apenas para executar um projeto, mas porque o colégio realmente precisava e queria esse suporte na área de comunicação”, afirma Sâmela.

A Missão Califórnia contou, também, com o apoio do Núcleo de Missões do UNASP, setor responsável por coordenar e subsidiar as ações missionárias da instituição. Foi por meio do núcleo que o projeto recebeu suporte institucional, logístico e espiritual para acontecer. O envolvimento do Núcleo de Missões reforça o compromisso do UNASP em integrar ações acadêmicas e missionárias em seus diversos campos de atuação.

Trabalho realizado na missão

Durante as três semanas de missão, os alunos participaram da produção de conteúdos diversos, incluindo videoclipes, materiais gráficos, coberturas fotográficas e produção de vídeos para redes sociais. As ações foram pensadas para fortalecer a comunicação interna e externa da escola californiana, especialmente no contexto de eventos importantes como a formatura dos alunos.

Os alunos participaram da produção de conteúdos diversos para a instituição. Foto: AICOM

“Tivemos a oportunidade de exercer diversas funções dentro da área de comunicação. Fizemos desde cobertura audiovisual até o desenvolvimento de artes gráficas para eventos locais. Foi uma experiência intensa e muito rica”, explica Sâmela.

A estudante Gabriella Souza, formanda em Rádio e TV, destaca o impacto da missão em sua vida espiritual e profissional. “Eu acho que, pela primeira vez, entendi de verdade o poder que a comunicação tem de transformar alguém”, afirma. Gabriella foi responsável por gerenciar as redes sociais da escola durante a missão e roteirizou o videoclipe da música Just the Beginning, protagonizado pelos formandos da Monterey Bay Academy.

25 anos dos cursos de Comunicação

A Missão Califórnia foi uma das ações especiais em comemoração aos 25 anos dos cursos de Comunicação do UNASP. A coordenação dos cursos realizou, anteriormente, uma programação especial durante a Semana de Comunicação, com palestras e premiações aos projetos e alunos de destaque.

Ao longo de sua história, o curso já formou profissionais que atuaram em diversas frentes missionárias e projetos sociais. No entanto, esta foi a primeira vez que a missão foi organizada com um grupo oficial de alunos com o objetivo específico de aplicar a comunicação como ferramenta missionária.

“Essa missão representa como o curso tem avançado e como a comunicação pode ser um suporte para os trabalhos da igreja. Ao longo desses 25 anos, já contribuímos de várias formas, mas esse foi o nosso primeiro projeto missionário de curta duração voltado exclusivamente para a comunicação”, celebra a coordenadora.

Transformação pessoal e espiritual

Além dos aprendizados técnicos, os participantes relataram experiências pessoais marcantes. Para Felipe Daves, aluno do Ensino Médio no IABC (Instituto Adventista Brasil Central), a motivação veio da fé. “O que me motivou foi entender que Deus respondeu uma oração, abriu as portas e realizou os milagres para que eu pudesse ir”, conta.

Felipe participou da cobertura de eventos, filmagens e edição de vídeos, incluindo a produção de um documentário sobre a própria missão. “Aprendi sobre o cuidado de Deus em todos os detalhes, desde tirar passaporte e visto em um mês, até ser capacitado para me comunicar em outro idioma. Vi como um simples vídeo ou gesto pode fazer total diferença na vida de alguém”, declara Felipe.

Gabriella também destacou o acolhimento que recebeu durante o projeto: “Fui para essa missão em um momento pessoal muito difícil, e sinto que fui renovada. Convivi com pessoas cheias de vida e de Deus, e fui abraçada e amada de uma forma que não esperava”, afirma.

Para a professora Sâmela, o projeto foi um reflexo da proposta pedagógica do UNASP, que busca integrar formação acadêmica, prática profissional e propósito cristão. “Foi uma grande oportunidade acadêmica também. Os alunos desenvolveram habilidades que talvez não dominassem antes. Alguns não tinham muita experiência com fotografia, por exemplo, e lá puderam se aprofundar e entregar um trabalho completo. A missão intensificou a prática do que se aprende em sala de aula”, conclui.

Veja mais