Acontece no UNASP

Colégio UNASP garante o quarto lugar em três categorias do tênis de mesa nos JEESP

A unidade Engenheiro Coelho já soma quatro anos competindo nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, com equipes femininas, masculinas e duplas.

Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Victor Bernardo

O Colégio UNASP, unidade Engenheiro Coelho, conquistou o quarto lugar em três modalidades do tênis de mesa nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Entre os dias 1 e 6 de agosto, sete alunos competiram na cidade de Praia Grande, formando uma equipe feminina, e uma equipe e uma dupla masculina.

Atletas e treinadores celebram as conquistas nos JEESP 2025. Foto: Arquivo pessoal

Desde 2022, o Colégio UNASP tem se destacado como campeão de tênis de mesa na região de Campinas e garantido presença constante nos JEESP, o maior evento esportivo escolar do estado de São Paulo.

O professor e treinador Walter Quiaper destaca que, para alguns, este foi os últimos JEESP, e para outros, os primeiros, e que todos aproveitaram plenamente essa vivência. “O esporte é fundamental para uma educação integral”, garante.

A jornada até as semifinais

Os jogos são disputados por equipes compostas por três a quatro atletas por naipe. Cada confronto inclui dois jogos individuais e um jogo de duplas. Para vencer a disputa contra a escola adversária, o grupo precisa conquistar três vitórias. Caso perca alguma disputa, um quarto jogo individual é liberado, até que uma das equipes alcance as três vitórias necessárias.

Ao todo, o tênis de mesa da Atlética Roosters do UNASP disputou três categorias nos JEESP. Na sexta-feira (1), as equipes femininas estrearam garantindo três vitórias na fase de grupos. Já as duplas masculinas também se destacaram ao vencer os dois jogos da rodada.

No sábado à noite, a equipe masculina, formada por Enzo Favero, Pedro Dantas, Pietro Alfieri e Orlando Ritter, venceu os três jogos disputados. Esse desempenho garantiu a classificação das equipes e da dupla para as quartas de final.

Em um duelo equilibrado contra a equipe comandada pelo técnico da seleção brasileira, o time masculino venceu, na segunda-feira (4), três jogos e garantiu vaga na semifinal. Já a dupla, Pietro Alfieri e Orlando Ritter, ganhou duas partidas por 3 a 0 e conquistou o mesmo resultado.

Pietro conta que esse foi o jogo mais difícil, pois precisou representar a equipe em uma partida individual e virar o placar de 2×0 para 3×2, mas que as palavras encorajadoras do treinador foram fundamentais para sua superação. “Tênis de mesa é um jogo que mais exige de sua parte mental do que física, então ter a mente calma mesmo em momentos muito difíceis é o que separa os grandes jogadores dos comuns”, garante.

A equipe feminina composta por Bruna Sato, Letícia Rodrigues e Ana Valenttina também conquistou a vaga nas semifinais no mesmo dia. “Viver essa conquista com essa equipe foi incrível! Estar com pessoas que te apoiam é algo gratificante e muito importante. Sempre que você se sentir inseguro, seu time vai estar lá para mostrar que você nunca estará sozinho”, compartilha Bruna.

Já na quarta-feira (6), todos disputaram o terceiro lugar contra atletas da seleção brasileira, bem posicionados no ranking mundial, e conquistaram o quarto lugar da categoria sub-17 do estado de São Paulo.

Aprendizados que permanecem

Além de representar um momento de desafio, essas disputas também oferecem lições espirituais aos alunos. “Levo comigo duas lições que vão além das mesas, a primeira é que independentemente do momento ou situação, Deus sempre estará conosco nos apoiando e Ele nunca nos abandonará, a segunda é o conceito de que se você treinar com bravura e da maneira correta, você será recompensado”, compartilha Pietro.

Bruna também conta que, durante os jogos, fazia uma pausa, respirava fundo e orava, pedindo a Deus que a ajudasse a colocar em prática todo o aprendizado conquistado ao longo dos anos  e que, acima de tudo, fosse feita a vontade d’Ele. “Desde que entrei no tênis de mesa minha vida mudou. Eu aprendi que apesar de nossos erros, sempre terá alguém para aplaudir e ajudar a melhorar nos pequenos detalhes”, relata. 

Quando as equipes são escaladas para jogar no sábado, como ocorreu nesta edição, é solicitado o reagendamento das partidas, pedido que sempre é atendido positivamente. Assim, em vez de competir, os atletas participam de um culto em uma igreja local e encerram o dia com um pôr do sol especial.

Trajetória

O Colégio UNASP soma quatro anos consecutivos de participação nos JEESP por meio do tênis de mesa. A equipe feminina sub-14 de tênis de mesa conquistou o terceiro lugar no estado por três anos seguidos. Já o time masculino alcançou sua melhor colocação em 2023, ficando em quarto lugar. A equipe sub-17 também vem se destacando ao garantir no ano passado o segundo lugar nas duplas femininas e masculinas.

O professor explica que os alunos têm uma rotina intensa, com dois a quatro treinos por semana. Além dos JEESP, eles participam de outros grandes eventos, como ligas e etapas do circuito nacional. Por isso, assim que encerram uma edição dos jogos, já iniciam o planejamento e a preparação para a próxima.

Veja mais