Estudantes do Pibid promovem atividade ambiental na Fazendinha do UNASP
Ação celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com alunos da rede pública de Engenheiro Coelho.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo
O UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu, na última sexta feira (05), uma atividade especial que uniu educação, consciência ambiental e formação docente. Estudantes participantes do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) conduziram alunos de uma escola pública da cidade em uma experiência pedagógica diferenciada, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

A iniciativa foi promovida pela professora Lucienne Dorneles, coordenadora do Pibid no UNASP. Durante a visita, as crianças participaram de atividades práticas, como plantio de feijão, observação de animais e brincadeiras educativas, todas voltadas para o aprendizado sobre cuidados com o meio ambiente.
“O Pibid oferece oportunidade de o licenciando ser inserido no cotidiano das escolas públicas da região. Esta inserção é benéfica tanto para a faculdade de Pedagogia do UNASP, que pode assim oferecer um campo de experiência e aprendizado prático para seus alunos, quanto para a escola-campo, que se beneficia com os conhecimentos produzidos na faculdade”, explica a professora Lucienne.

Experiência transformadora
Para Matheus Pessoa, estudante de Letras e bolsista do Pibid, a atividade representa a importância de sair do ambiente tradicional da sala de aula. “Quando nós utilizamos esses outros espaços, esses outros tipos de atividades fora do convencional, a gente consegue ter uma abrangência melhor de mostrar novos ambientes para os alunos”, afirma o estudante.
Matheus destaca ainda como o programa tem contribuído para sua formação. “Me faltariam palavras para explicar o quanto PIBID tem me feito crescer como pessoa e como profissional. Esse contato em sala de aula, saber como o professor age mediante algumas situações, tem me feito colocar em prática tudo que eu tenho aprendido na teoria”, explica.
Sarah Fernandes, também estudante de pedagogia e bolsista do PIBID, compartilha da mesma percepção sobre a importância da experiência prática. “Uma coisa é a gente estudar sobre métodos, teoria e desenvolvimento infantil. Agora, outra coisa é viver isso de verdade. Vi que eles aprendem muito mais quando estão envolvidos, quando se sentem parte do processo”, relata.

Impacto nas crianças
Sarah também observou o impacto positivo da atividade nas crianças do terceiro ano que participaram da visita. “Foi muito especial estar ali com as crianças e ver a alegria que eles estavam com coisas simples, como quando a gente plantou o feijãozinho e observamos os animais. Teve criança que nunca tinha ido num lugar assim, então tudo era novidade”, conta.
A atividade exemplifica como se dá a parceria entre a faculdade e a escola pública, com o UNASP oferecendo seu espaço para a ampliação de saberes e proporcionando aos futuros professores a experiência de organizar excursões pedagógicas e conduzir atividades educativas fora do ambiente tradicional de ensino.