Acontece no UNASP

"Há 40 anos revivendo emoções": UNASP campus Hortolândia realiza encontro de ex-alunos

Arautos do Rei e grandes nomes da música cristã marcam o encontro que resgata histórias, amizades e a fé compartilhadas no UNASP.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia reuniu ex-alunos de diferentes gerações para compartilhar momentos de reencontros e nostalgia entre os dias 06 e 07 de junho. O tema da edição deste ano foi “Há 40 anos revivendo emoções” e contou com a presença de nomes marcantes da história da Igreja Adventista e da música cristã, como Williams Costa Jr., Hélio Carnassale, Jader Santos e o grupo Arautos do Rei, com formações de 1991, 1992 e a atual.

O presidente da Associação de Ex-Alunos, Evaldo Zorzim, destacou o valor simbólico do reencontro ao longo das décadas. “Se você foi do EAC, GAC, IASP ou UNASP, seja muito bem-vindo. Este é um lugar de abraços, de louvor, de encontro com Deus”, declarou. Zorzim também relembrou a fundação da associação em 1986, por Sebastião Marques e um grupo de colegas, ressaltando os 40 anos de história. “É uma alegria imensa poder estar aqui fazendo a abertura das comemorações do quadragésimo encontro. Foram tantos programas, tantas pessoas alcançadas”, reflete.

Williams Costa e Amigos

A programação de sexta-feira (06) à noite abriu o Encontro de Ex-Alunos com um momento especial de música e memória. O maestro Williams Costa Jr., acompanhado de sua esposa e ex-aluna do campus, Sonete Costa, apresentou um repertório de canções conhecidas no universo adventista, com interpretações de músicas como Sorria, O Melhor Lugar do Mundo e O Céu é Aqui. O grupo Tom de Vida também participou da apresentação.

Durante a noite, Williams Costa Jr e sua esposa foram homenageados pelo professor Luís Henrique Santos, que destacou a contribuição artística e espiritual dos dois ao longo dos anos que passaram aqui. Durante sua participação no Encontro, o maestro compartilhou reflexões sobre o papel da música na fé e na memória afetiva dos adventistas. Ao comentar sobre as canções apresentadas, ele destacou que, para ele, não existe música antiga ou ultrapassada, mas sim música boa ou ruim. “Quando a música é boa, ela fica. Quando vem com a inspiração de Deus, ela vem pra ficar, pra que Deus seja glorificado através dessas músicas”, afirma.

Williams também surpreendeu o público ao apresentar, pela primeira vez, uma canção inédita composta nos tempos em que trabalhava no campus, ainda chamado de IASP. A música, segundo ele, nasceu de uma pergunta existencial que o acompanhou por anos: “Por que eu nasci?”. Ele compartilhou que esse questionamento sobre o propósito da vida o inspirou a escrever a letra, que muitos ex-alunos da época já conheciam informalmente, mas nunca haviam ouvido em uma apresentação oficial.

Arautos do Rei

O sábado à noite do Encontro de Ex-Alunos foi marcado por um musical especial com diversas formações do grupo Arautos do Rei, um dos mais tradicionais da música cristã adventista. A apresentação contou com a participação da formação atual, da histórica formação de 1991 e 1992 e também de representantes da primeira formação, como Joel Sarli e Luiz Mota, que emocionaram o público ao relembrar clássicos do repertório do grupo.

O ex-aluno Filipe Moraes, que estudou no campus de 2007 a 2024, expressou a emoção de reviver momentos marcantes durante o musical dos Arautos do Rei no sábado à noite. Admirador de longa data do grupo, Filipe destacou a intensidade da experiência: “Já assisti diversas vezes presencialmente e toda vez parece a primeira vez, um sentimento único, dá pra sentir Deus em cada música.” Para ele, o encontro entre gerações foi especialmente significativo. “Muito bom ver duas gerações de quarteto unidas, com certeza a geração passada inspirou a atual, deu pra ver o carinho deles”, completa.

Neste ano, também foi definida a nova chapa que conduzirá a Associação de Ex-Alunos pelo mandato de dois anos, abrangendo 2026 e 2027. À frente da equipe está o novo presidente, Fernando Frank, que assume o compromisso de fortalecer ainda mais os laços entre as gerações e promover futuras ações em benefício da comunidade UNASP.

Veja mais