Acontece no UNASP

Publicidade e Propaganda comemora trajetória com Semana de Comunicação

O evento celebrou dez anos do curso com atividades que uniram teoria, prática e vivências de mercado.

Texto: Ana Júlia Alem

O curso de Publicidade e Propaganda do UNASP campus Hortolândia celebrou, entre os dias 14 e 17 de abril, uma década de existência com uma edição especial da Semana de Comunicação. O evento reuniu alunos, professores e profissionais do mercado em uma programação diversificada, que incluiu palestras, oficinas práticas, bate-papos com convidados e mensagens musicais.

Noite de palestras

Na segunda-feira (14), a Semana de Comunicação começou com uma série de palestras ministradas por profissionais da área. A primeira a se apresentar foi Kariny Lima, publicitária formada pelo UNASP campus Engenheiro Coelho. Ela possui experiência em comunicação institucional, marketing estratégico, copywriting e planejamento. Já atuou em diferentes funções na área de comunicação do UNASP e, atualmente, é gerente de marketing na VIAMAKER Education, empresa voltada à educação tecnológica e inovação.

Na palestra de abertura da Semana de Comunicação, a palestrante destacou o poder da comunicação como conteúdo e em como as mensagens são construídas e transmitidas. Para ela, o trabalho do publicitário vai além da entrega criativa: envolve sensibilidade, adaptação e a habilidade de transformar referências em novas ideias, mesmo nos contextos mais inesperados.

A oficina de videografia explorou os processos de captação e edição de vídeo com orientação de profissionais do mercado.

A profissional também ressaltou o impacto da comunicação na formação de experiências de marca e no desenvolvimento de pessoas. Citando sua atuação na área educacional, ela defendeu que comunicar é mais do que vender: é transformar realidades, gerar valor e criar significados. “Vale a pena ser comunicador”, afirma, reforçando que, apesar das pressões do mercado, o propósito e a empatia ainda são os pilares mais importantes da profissão.

Em seguida, quem palestrou foi o Eduardo Daltio, publicitário formado pela Universidade Paulista, com MBA em Varejo Físico e Online pela USP/Esalq. Iniciou sua trajetória profissional no Terral Shopping Centers, como estagiário de marketing no Shopping Hortolândia. Com dedicação e crescimento na área, assumiu o cargo de analista e depois coordenador de marketing em Guaratinguetá. Em 2023, retornou ao Shopping Hortolândia como coordenador de marketing, cargo que ocupa atualmente.

Troca de experiências

Na terça-feira (16), a Semana de Comunicação seguiu com uma noite repleta de práticas e troca de experiências durante as oficinas temáticas. Com temas como atendimento publicitário, fotografia, videografia e produção de eventos, os encontros foram conduzidos por profissionais com ampla vivência no mercado. A proposta foi aproximar os alunos dos desafios reais, oferecendo aprendizados práticos e inspiradores que fortalecem a formação acadêmica com insights do dia a dia da profissão.

Durante a segunda noite da Semana de Comunicação, Samira Ferreira, aluna do quinto semestre de Publicidade e Propaganda do UNASP campus Hortolândia, participou das oficinas de eventos, fotografia e vídeo. Ela destacou o quanto a oficina de vídeo foi surpreendente, por ser um universo novo para ela, e elogiou a dinâmica que abordou desde a captação até a edição. Além disso, Samira mencionou que as oficinas de eventos e fotografia também foram úteis, especialmente para tirar dúvidas e revisar conceitos já estudados.

Alunos conhecem bastidores da produção de eventos durante oficina da Semana de Comunicação.

O aluno Leonardo Ruas participou das oficinas de vídeo, eventos e atendimento publicitário. Segundo ele, cada atividade trouxe aprendizados práticos e insights importantes para a formação acadêmica e profissional. Na oficina de vídeo, entendeu melhor o processo criativo por trás das produções e como os detalhes fazem diferença no resultado final. “Em eventos, vi como organização e criatividade caminham juntas para gerar experiências marcantes”.

O que mais chamou sua atenção foi o contato direto com profissionais atuantes no mercado, que compartilharam vivências reais e desafios da rotina. Para Leonardo, essa troca proporcionou uma visão mais concreta da profissão e reforçou sua vontade de atuar na área. Ele saiu das oficinas inspirado, com novas ideias e motivado para aplicar o que aprendeu no dia a dia da graduação e, futuramente, no mercado publicitário.

Celebrando os 10 anos

A última noite da Semana de Comunicação foi marcada por homenagens e momentos emocionantes. O evento contou com a apresentação do grupo musical Entre Elas e um bate-papo com ex-integrantes da Groove, agência experimental do curso. A noite também teve uma palestra realizada pelo professor Luís Henrique Santos, fundador e primeiro coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNASP campus Hortolândia, além de homenagens aos coordenadores e professores que passaram pela trajetória do curso.

Em sua palestra, o professor Luís Henrique dos Santos, fez um discurso direto aos alunos. Em tom de desafio e encorajamento, ele lembrou que o curso não foi criado para formar seguidores, mas líderes. Reforçou que cada estudante ali tem talento, caráter e propósito, e que deve sair preparado para conduzir, não apenas participar. “Vocês são luz. O mundo precisa de publicitários como vocês”, conclui.

Veja mais