Acontece no UNASP

Semana de reflexão fortalece identidade mestrandos em Educação no UNASP

Evento reuniu 90 alunos com enfoque nos valores da Educação Adventista.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo

O Mestrado em Educação do UNASP campus Engenheiro Coelho realizou, entre os dias 18 e 22 de agosto, uma semana de acolhimento socioemocional e espiritual para seus estudantes. A programação contou com a presença de 90 mestrandos, e teve como tema central a crise de identidade. O momento foi conduzido pela professora doutora em Educação Thalita Regina Garcia. Além das palestras, os encontros incluíram momentos de oração, música e reflexão.

Os alunos valorizaram a oportunidade de dedicar um momento à reflexão espiritual. Foto: AICOM

De acordo com Thalita, o objetivo foi convidar os alunos a refletirem sobre sua própria identidade e sobre o papel do sistema educacional adventista. “O propósito é que a gente reflita sobre a nossa identidade e que os alunos tenham a oportunidade de fazer uma análise da nossa origem, quem somos, o que somos. Estamos fazendo, na verdade, uma visita ao passado para entender por que a gente existe e por que estamos aqui”, afirmou a palestrante.

Experiência dos mestrandos 

Para João Roberto Fonseca Júnior, diretor de um Colégio Adventista em Campo Grande (RJ) e mestrando, a experiência foi fundamental para reafirmar valores pessoais e acadêmicos “Semanas de oração como essa devolvem a nossa identidade, nos mostram qual caminho seguir. É como se o óculos estivesse embasado e fosse limpo, voltando a enxergar de forma correta”, disse.

O aluno Arivaldo Cavalcante, da Bahia, destacou que a reflexão proporcionada foi além dos aspectos acadêmicos. “Está sendo uma experiência muito interessante, de crescimento e aprendizagem, principalmente porque trabalhou um tema muito sensível, que é a nossa identidade e os valores cristãos da educação adventista”, avaliou.

Já Wesley Moraes Fernandes, estudante de Rondônia, ressaltou que a semana reforçou princípios já conhecidos, mas muitas vezes abafados pelo cotidiano. “Eu acredito que é a confirmação da nossa identidade. Como adventistas, já conhecemos a nossa filosofia, mas ela reforça aquilo que no mundo atual, com tantas vozes, acabamos perdendo de vista.”, afirma. Wesley conta que essa semana o reconectou com as suas raízes.

Thalita Garcia foi a responsável pelas palestras aos mestrandos. Foto: AICOM

O Mestrado em Educação do UNASP

O Mestrado Profissional em Educação do UNASP existe desde 2016, com o objetivo de contribuir para a qualificação de profissionais da educação, a fim de que realizem análises críticas da problemática educacional e da realidade institucional em que atuam. 

O curso possui duas linhas de pesquisa:

A primeira investiga a formação inicial e continuada de professores e os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares, e considera as práticas docentes numa perspectiva contemporânea. São estudadas intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras, em diferentes tempos, espaços, modalidades e níveis de ensino, capazes de criar identidades e características distintivas num cenário educacional diversificado.

Já a segunda analisa criticamente a gestão educacional, a partir de seus fundamentos filosóficos, epistemológicos, políticos e históricos. Contempla estudos e intervenções sobre a gestão e avaliação de sistemas e processos educacionais.

Veja mais