Acontece no UNASP

UNASP promove aula magna do Mestrado em Educação

O evento contou com a presença de profissionais da educação de vários estados do Brasil.

Texto: Nátaly Nunes | Edição: Victor Bernardo

Os alunos do Mestrado em Educação do UNASP participaram, na última terça-feira (12), de uma aula magna com o tema Avaliações em Larga Escala: abordagem para gestores e professores. De forma remota, o evento, produzido pela coordenação, teve o objetivo de apresentar aos alunos estratégias para o avanço da educação adventista.

Equipa de avaliação se reúne com administração, professores e futuros alunos do Mestrado e Comunicação do UNASP. Foto: AICOM
Alunos e corpo docente do Mestrado em Educação. Foto: AICOM

O professor convidado foi o Mestre e Doutorando em Educação Josney Mateus Kroll do Prado Brito, atualmente, ele é coordenador geral das escolas adventistas do estado de São Paulo. Em sua fala, ele destaca os desafios em relação a avaliação em larga escala, apresenta etapas para que o educador auxilie o aluno no seu aumento de habilidade e outros assuntos que foram de grande proveito dos mestrandos. 

A coordenadora do Mestrado, doutora Silvia Cristina ressalta que o principal objetivo e expectativa em promover esta aula é interagir sobre aspectos importantes da educação, e que ela seja um impulso para os estudos do semestre, “que deve ser marcado pela pesquisa e pela busca de soluções concretas para os problemas educacionais”. 

O impacto direto 

Para a professora Alexandra Cibolli, aluna do programa, uma educação equitativa e intencional precisa saber avaliar o que está ensinando. “Para isso, é preciso conhecer e utilizar as várias nuances que o processo de avaliação demanda”, aponta.

Já a professora Suely Oliveira acredita que tratar este assunto é essencial para os alunos de mestrado, porque permite compreender como as avaliações em larga escala influenciam políticas educacionais, gestão escolar e práticas pedagógicas. “Também desenvolve a capacidade de analisar dados educacionais de forma crítica e aplicar esse conhecimento na pesquisa e na atuação profissional”, completa Suely.

A coordenadora enfatiza que a aula serviu como um convite para ampliar a visão pois o conhecimento não se constroi isoladamente, ele nasce da interação, da escuta atenta e do compromisso ético com a sociedade. “É por isso, que nós continuamos a estudar, continuamos a pesquisar para melhorar, para aprimorarmos nossos conhecimentos principalmente na área da educação”, finaliza.

Veja mais