Acontece no UNASP

UNASP promove Festival de Missões e anuncia lançamento das Mission Trips 2026

O evento reuniu estudantes dos três campi da instituição para um final de semana de aprendizado, integração e desafios missionários.

Texto: Isabella Maciel | Edição: Victor Bernardo

O Festival de Missões do UNASP reuniu estudantes e missionários no último fim de semana para um evento marcado por aprendizado, conexões e desafios práticos. A programação aconteceu nos dias 29 e 30 de março, e contou com cultos, workshops, atividades interativas e o tradicional “Cross da Missão”, encerrando a experiência com uma competição que testou os conhecimentos dos participantes no campo missionário.

O Festival de Missões já é um evento tradicional no calendário do UNASP. Foto: AICOM
O Festival de Missões já é um evento tradicional no calendário do UNASP. Foto: AICOM

Além disso, o evento marcou o lançamento das Mission Trips para 2026, incentivando os jovens a se envolverem em projetos missionários futuros. Essa iniciativa amplia as oportunidades para que mais alunos possam vivenciar experiências missionárias em diferentes contextos.

Chamado

Durante o evento, o pastor Everton Almeida, líder do Serviço Voluntário Adventista (SVA) para o estado de São Paulo, reforçou a missão como um compromisso fundamental para os cristãos. “A missão não é uma opção para o cristão, é um mandato de Jesus. Todo aquele que nasce no reino de Deus, ele já é um missionário”, destacou. Ele também enfatizou a relevância do UNASP na formação missionária, ressaltando que muitos estudantes vivem experiências transculturais através do programa SVA.

O evento proporcionou momentos de reflexão sobre a responsabilidade cristã em levar a mensagem do evangelho ao mundo. Danyel Oliveira, aluno e missionário, conta que gostou muito do evento por ter sido temático. “Culto e louvores bem intuitivos com um viés missionário, foi um final de semana cansativo, mas foi muito bom”, relata o voluntário. O envolvimento com missões desde a vida universitária ajuda a consolidar esse propósito e a preparar futuros missionários para os desafios do campo.

Integração

Organizado em conjunto, o Festival de Missões teve como um de seus principais objetivos promover a unidade entre os participantes. Segundo Adella Dutra, coordenadora do núcleo de missões do UNASP, “esse é um evento para os três campus, que reúne todos os interessados em missões. A gente quer que os missionários que já se interessam pelo tema sejam motivados e encontrem aqui uma comunidade, além de aprenderem as ferramentas necessárias para seguir na missão”.

O pastor Everton explica que o UNASP tem um papel fundamental no campo missionário. “O UNASP é uma agência de formação, de educação, que acaba estimulando eventos como esse para abençoar e incentivar mais pessoas a irem para o campo missionário”, comenta. 

Adella frisa que a integração entre os diferentes polos do UNASP fortalece a colaboração entre os estudantes e amplia as possibilidades de atuação missionária. Durante o evento, os participantes compartilharam experiências, trocaram aprendizados e estabeleceram conexões que podem resultar em novas iniciativas para a expansão do trabalho missionário.

Workshops

A organização proporcionou workshops no evento que abordaram temas essenciais para a atuação missionária, preparando os participantes para diferentes desafios. Além de trazer temas relevantes para o cotidiano missionário, o UNASP recebeu palestrantes com experiência e anos de atuação no campo. Entre os tópicos apresentados estavam “Preparo para a missão” e “Diálogo inter-religioso”.

João Britto, pró-reitor de desenvolvimento espiritual do UNASP, ressaltou a importância do evento na ampliação das atividades missionárias. “Estamos unindo não apenas o UNASP campus Engenheiro Coelho, mas também o tricampi e outras associações. Essa integração proporciona mais força para missões em mais lugares. Já temos quase o dobro de missões sendo organizadas em relação ao ano passado”, relata.

O doutor Carlos Ferri, diretor geral do campus Engenheiro Coelho, destacou o impacto da missão na vida dos jovens. “A missão deve estar no nosso coração e foi dada por Deus para que levássemos a mensagem do Evangelho a outras pessoas. Esse momento é fundamental para louvar, engrandecer e celebrar o envolvimento missionário da juventude”, aconselha o diretor.

Com um final de semana cheio de reflexões e experiências práticas, o Festival de Missões reafirmou o papel do UNASP como um centro de formação missionária. O evento proporcionou aprendizado, conexões e inspiração para os futuros missionários, que saíram motivados a colocar em prática o chamado para o evangelismo. 

Veja mais