Acontece no UNASP

UNASP promove reflexão sobre a Páscoa com alunos da Educação Infantil ao Fundamental

Cantatas, capelas temáticas e vivências em sala de aula marcaram os dias de reflexão.

Texto: Ana Júlia Alem

O Colégio UNASP, unidade Hortolândia, celebrou a Semana Santa entre os dias 14 e 17 de abril com uma programação especial que envolveu alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Cantatas, capelas temáticas, atividades em sala de aula e encenações ajudaram a reforçar, de maneira lúdica e reflexiva, o verdadeiro significado da Páscoa.

Cantata de Páscoa

Com o tema “Foi por amor”, a cantata de Páscoa apresentada pelos alunos do Colégio UNASP, unidade Hortolândia, emocionou pais, professores e toda a comunidade escolar. A proposta foi mostrar que o sacrifício de Jesus não aconteceu por acaso, mas fez parte de um plano cuidadosamente traçado por Deus para salvar a humanidade. Segundo a professora de musicalização, Élida Santos, a escolha do tema buscou reforçar o amor como essência da história pascal, “valorizando a apresentação artística e o entendimento das crianças sobre o verdadeiro significado da data”.

Mais de mil alunos participaram da programação, divididos em dois grandes grupos: Pré I, Pré II e primeiro ano ano; e segundo ao quinto ano. Apesar do pouco tempo de preparação – cerca de seis ensaios –, a dedicação dos professores, equipe de apoio e alunos fez toda a diferença. “O processo, embora intenso, foi recompensado pela resposta positiva dos alunos e pelo envolvimento em cada etapa”, complementa.

Para a professora, que coordenou a atividade, assistir à apresentação foi ver um sonho se realizar. O comportamento centrado dos alunos e a entrega durante o espetáculo mostraram que a proposta foi além de uma encenação. A experiência, segundo ela, ficará marcada na memória dos alunos como um aprendizado de fé e sensibilidade, onde cada voz reforçava o lembrete de que a Páscoa é, acima de tudo, sobre amor.

Heitor Moraes, aluno do Colégio UNASP, expressou sua felicidade ao participar da cantata de Páscoa, destacando o significado do momento. Para ele, a experiência de louvar ao Senhor foi marcada pela reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, lembrando que a morte e ressurreição de Jesus são centrais para a data. Quanto à preparação, Heitor contou que ensaiou com a professora Talita Bianchini, treinando continuamente até o grande dia. Para o aluno, o evento foi uma oportunidade de “celebrar a Páscoa de maneira especial e de demonstrar sua fé por meio da música”.

Atividades lúdicas para o UNASP Baby

Com roupas à caráter que remetem aos tempos bíblicos, as crianças de um a três anos participaram de uma atividade sensorial para vivenciar, de maneira lúdica, o significado da Páscoa. A proposta incluiu uma caminhada no espaço de areia para representar o deserto, pintura dos batentes da porta da sala dos professores e uma encenação da Santa Ceia, realizada em sala.

A experiência foi pensada para associar, de forma simbólica, sabores e sentimentos. O amargor da rúcula representava o peso do pecado e a tristeza por estar afastado de Deus. Já a doçura do suco de uva simbolizava o amor e a alegria da salvação oferecida por Jesus. Todo o processo foi conduzido com linguagem acessível, expressões faciais e acompanhamento individual para garantir que cada criança compreendesse, dentro de sua faixa etária, o que estava sendo vivenciado.

A atividade foi finalizada com um gesto simbólico: cada aluno deixou registrado na agenda uma cruz feita com tinta e com os próprios dedos, além de um coração no centro e a frase “Feliz Páscoa”. A ideia foi tornar o aprendizado mais efetivo e concreto, conectando paladar, emoção e espiritualidade. 

Para o pastor Arthur Marques, a experiência da Páscoa com os alunos mais novos tem um valor ainda mais significativo. Ele destaca que, mesmo sem compreender todos os detalhes, as crianças pequenas são capazes de absorver mensagens profundas por meio de vivências sensoriais. “É importante que, desde cedo, tenham contato com o nome de Jesus e com o sacrifício de Jesus. Ainda que não com todos os detalhes que a gente trabalha com os maiores”, afirma. Ao associar sabores e sentimentos, como o amargo da rúcula e o doce do suco de uva, a atividade ajuda a construir, de forma simples e simbólica, a noção de que a Páscoa é doce — não pelo chocolate, mas pelo amor que Jesus demonstrou na cruz.

Easter Week

Durante os últimos quatro dias, os alunos do Programa Bilíngue viveram a Semana Santa de um jeito diferente: tudo em inglês e conduzido por eles mesmos. Desde a abertura até músicas, poemas, histórias e a mensagem central da Páscoa, cada turma teve um momento especial no palco. Foi a chance de colocar o inglês em prática de forma real, falando de fé, valores e esperança com as próprias palavras.

A atividade envolveu alunos do Pré I ao nono ano do Ensino Fundamental II, com o objetivo de desenvolver habilidades de listening – compreensão auditiva – e speaking – expressão oral – do inglês por meio do conteúdo relacionado à Páscoa. Além do aprimoramento linguístico, os momentos também buscaram incentivar a memorização de versos e poemas, promover a interação entre os colegas e estimular a concentração dos alunos para que pudessem compreender de forma mais profunda o tema apresentado em cada encontro.

A Easter Week vai além do aprendizado acadêmico. Para a coordenadora do Bilingual Academy, Miriane Sella, a iniciativa permite que os alunos compreendam melhor o significado da Páscoa enquanto se expressam em inglês de forma prática e criativa. “Eles gostam bastante de poder participar, de interagir com os colegas e de vivenciar algo diferente da rotina”, destaca. Ao unir idioma e valores, o projeto reforça a proposta do programa bilíngue de formar alunos mais engajados, comunicativos e conscientes.

Veja mais