Acontece no UNASP

UNASP promove vigília de Páscoa com o tema “A história contada pelos anjos"

O evento tem se tornado uma tradição para o UNASP campus Engenheiro Coelho.

Texto: Kesia Grigoletto | Edição: Victor Bernardo

A pastoral do UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu uma vigília de páscoa no último sábado (19). O tema da programação foi “A história contada pelos anjos”. O evento contou com a presença de alunos internos e externos, colaboradores e membros da comunidade. Foi um momento repleto de música, encenações, mensagens e solenidade. 

Alunos do UNASP participam de vigília de Páscoa. Foto: AICOM

A vigília também promove a liderança estudantil, desenvolve talentos e fortalece o laço de comunhão entre os alunos. Do início ao fim, o evento foi promovido e coordenado pelos alunos com o apoio da Direção Espiritual.  

Impacto espiritual da páscoa

Para os alunos, a programação é um momento de fortalecimento da identidade cristã, integração com a comunidade e conexão espiritual. “Como os alunos participam ativamente da produção, dramatização, interpretação do relato bíblico, eles acabam vivendo uma experiência única com a oportunidade de vivenciar de maneira profunda e pessoal a mensagem espiritual”, declara o diretor de assuntos estudantis do campus, Donato Júnior.

A vigília proporciona um momento de muita reflexão e meditação, como comentou Thomas Ferraz, aluno do sétimo semestre do curso de Arquitetura. “A vigília me lembrou da importância de viver minha vida para o Senhor. Ele fez o maior sacrifício que poderia ser feito, foi submetido a situações desumanas e aguentou tudo com força, e o fez por Amor. Amor pelos Seus filhos e pelas pessoas que O escolheram como o Salvador de suas vidas. Me mostrou que devo também colocar o amor de Deus como algo principal em minha vida”, afirma. 

Um dos objetivos da vigília é proporcionar aos alunos uma experiência de imersão, com peças, cerimônia de lava-pés e santa ceia. “Um dos momentos mais marcantes foi a encenação de Jesus na crucificação, o momento me fez refletir sobre o real significado da Páscoa, enquanto a crucificação acontecia e a música tocava, eu refletia sobre como tudo aconteceu, sobre o que tudo significa e realmente foi um momento muito emocionante”,  discorre a formanda em psicologia Giovanna Queiroz. 

Objetivos da liderança espiritual 

Ao propor a vigília de Páscoa, a pastoral visa fornecer a reflexão sobre o principal evento da tradição cristã de diversas formas. Nesse cenário, o sacrifício de Jesus tem como objetivo proporcionar uma experiência que seja o mais imersiva possível, atuando em diversas frentes para o envolvimento do discente. 

“O momento é para o aluno se engajar, participar, atuar, cantar e entrar nesse espírito da Páscoa, que muitas vezes é um pouco diferente do que vamos consumir pelo mercado. Que enfatiza muito mais o aspecto comercial, do momento de comer chocolate. Nós, como líderes espirituais, queremos que o significado espiritual prevaleça, não menosprezando a importância do descanso do feriado, mas, colocando o foco principal em Jesus”, relata Erick Lima, pastor da pastoral universitária. 

Veja mais