Acontece no UNASP

UNASP recebe alunos e professores da ONG Casa Brasil

A visita foi uma premiação para os vencedores de um desafio da ONG.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo

O UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu, na última quinta-feira (06), três alunos e a equipe de professores e coordenadores do projeto EPES (Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema), desenvolvido pela ONG Casa Brasil, do Rio de Janeiro.

A professora Silvia Quadros, coordenadora do Mestrado em Educação, apresentou o UNASP para os convidados. Foto: Arquivo pessoal

A visita faz parte de uma parceria entre o UNASP e a ONG, com apoio do programa de Mestrado em Educação da instituição, com o propósito de fortalecer ações científicas, pedagógicas e tecnológicas voltadas para crianças em situação de vulnerabilidade.

UNASP e Casa Brasil: parceria estratégica 

A Casa Brasil atende 300 crianças por meio do projeto EPES, que busca proporcionar oportunidades educacionais em programação e empreendedorismo. “É um projeto muito bonito no qual o UNASP é um dos parceiros. Nós estamos fazendo a parte científica, análise de dados e ajuda pedagógica para eles”, afirmou Helena Brandão, professora do Mestrado.

“Entre o UNASP e a Casa Brasil, identificamos uma sinergia que fortalece nossa atuação conjunta. Consideramos essa uma parceria de sucesso e um grande ganho para ambas as partes”, explica o diretor da ONG, Fábio Correia de Oliveira. Ele também comenta que, ao buscar parceiros, procuraram uma instituição que tivesse princípios e propósitos alinhados aos deles. Isso os levou a escolher o UNASP para essa colaboração.

A premiação 

Os três alunos e instrutores que participaram da visita foram vencedores de um desafio promovido pela prefeitura de Saquarema e, como reconhecimento, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do UNASP. Durante a programação, eles visitaram o Museu de Arqueologia Bíblica, a Ludoteca e o prédio do Ensino Superior, além de participarem de uma palestra sobre empreendedorismo. “Essa experiência permite que eles ampliem seus conhecimentos e vejam novas possibilidades para o futuro”, destacou a professora Helena.

Na sexta-feira, o grupo visitou o IATEC, polo de tecnologia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizado em Hortolândia. 

Com iniciativas como essa, o UNASP segue investindo no fortalecimento de projetos educacionais que promovem impacto social positivo, incentivando o desenvolvimento acadêmico e profissional de jovens.

Veja mais