Psicologia infantil-juvenil: A clínica na interdisciplinaridade

Objetivos do Curso
- Compreender os fundamentos da psicologia do desenvolvimento infanto-juvenil.
- Analisar as principais psicopatologias na infância e adolescência.
- Estabelecer articulações entre a clínica psicológica e outras áreas como educação, serviço social, medicina e fonoaudiologia.
- Refletir sobre práticas clínicas a partir de estudos de caso e supervisões.
- Desenvolver estratégias de atuação interprofissional.

04 de Agosto de 2025

Especialista

360 horas

Síncronos - on line (ao vivo) - Terças e Quintas, das 19h às 22h

12 x R$509,00

Síncrona
Por que escolher este curso?
- Abordagem Interdisciplinar: porque compreender a infância e a adolescência exige múltiplos olhares.
- Formação Teórico-Prática: ancorada nas demandas contemporâneas da clínica infanto-juvenil.
- Perspectiva crítica e integrativa: para formar profissionais capazes de refletir, acolher e transformar.
- Prevenção e cuidado ampliado: pensando a saúde mental desde os primeiros ciclos da vida.
A quem se destina?
Psicólogos, pedagogos, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, educadores e demais profissionais interessados na prática clínica com crianças e adolescentes.
Competências e habilidades os alunos devem desenvolver?
- Compreender os fundamentos da psicologia do desenvolvimento infanto-juvenil.
- Analisar as principais psicopatologias na infância e adolescência.
- Estabelecer articulações entre a clínica psicológica e outras áreas como educação, serviço social, medicina e fonoaudiologia.
- Refletir sobre práticas clínicas a partir de estudos de caso e supervisões.
- Desenvolver estratégias de atuação interprofissional.
Potenciais alunos:
Psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, educadores e demais profissionais da saúde e educação interessados na clínica infanto-juvenil.
Oportunidades de crescimento profissional
Atuação clínica ampliada
- O profissional estará apto a trabalhar com crianças e adolescentes em contextos diversos, com domínio de técnicas e referenciais atualizados.
- Capacidade de construir planos terapêuticos que integrem saberes de diferentes áreas, tornando o atendimento mais eficaz e sensível às demandas atuais.
Inserção em equipes interdisciplinares
- Habilitação para atuar em equipes multiprofissionais em instituições de saúde, educação, assistência social, ONGs e projetos sociais.
- Facilidade para dialogar com profissionais de outras áreas, contribuindo com uma visão psicológica crítica e colaborativa.
Diferencial competitivo no mercado
- Formação especializada em uma área de alta demanda e baixa oferta de profissionais qualificados.
- Título de especialista valorizado em concursos públicos, seleções de instituições e processos de credenciamento em convênios e clínicas.
Preparação para docência e pesquisa
Base teórica sólida que permite ao aluno ingressar na carreira acadêmica, participar de grupos de pesquisa ou atuar como professor em cursos de graduação e formação continuada.
Desenvolvimento de projetos sociais e educativos
Capacidade de elaborar, implementar e avaliar projetos voltados à promoção da saúde mental infantojuvenil em escolas, comunidades e instituições públicas ou privadas.
Aperfeiçoamento da escuta clínica e crítica
Ampliação do repertório técnico e ético para lidar com situações complexas envolvendo sofrimento psíquico, vulnerabilidades sociais e questões emergentes da infância contemporânea.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Ética e Liderança
- O Estágio do Espelho e a Aquisição da Linguagem
- Pré-história da Criança e Funções Parentais
- Psicomotricidade, Integração Sensorial e Desenvolvimento Emocional
- O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
- Corpo, Gênero e Sexualidade: Perspectivas Clínicas e Culturais
- Clínica do Diagnóstico: Entre a Psiquiatria e a Psicanálise
- Crianças Conectadas: Impactos Psíquicos e Desafios Clínicos
- A Escola como Espaço Clínico, Educacional e Interdisciplinar
- Intervenções em Musicoterapia para Crianças e Adolescentes
- A Linguagem do Brincar e o Desamparo Psíquico na Clínica Infantil
- Atividades de Aprendizagem
De acordo com a portaria 6/4/2018 do MEC, não é mais obrigatório o TCC em nenhum curso de pós-graduação lato sensu, a menos que a entidade de classe profissional o exija. Consulte seu coordenador para confirmar informações específicas de sua profissão.
Para cursos que não exigem atividade prática ou estágio, 100% online.
Passo a Passo:
1. QUERO CURSAR
Para iniciar sua matrícula, clique em QUERO CURSAR e preencha os dados solicitado na página de inscrição. Você terá iniciado seu processo de matrícula.
2. PRÉ-DISCIPLINA
Você já está ligado à pós-graduação! Você receberá, em seu e-mail, um link com uma pré-disciplina que todos os nossos alunos deverão cursar antes do início das aulas regulares.
3. FINALIZAÇÃO DA MATRÍCULA
Até 1 semana antes do início das aulas, nossa equipe fará contato para solicitar os documentos finais para a matrícula
4. ASSINATURA DE CONTRATO E PAGAMENTO DA PRIMEIRA MENSALIDADE
Com o processo de matrícula finalizado, basta assinar digitalmente o contrato e pagar a primeira mensalidade. Pronto, você estará 100% integrado ao curso de pós-graduação escolhido.
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