Psicologia infantil-juvenil: A clínica na interdisciplinaridade

A infância e a adolescência têm sido cada vez mais atravessadas por complexidades emocionais, sociais e culturais que desafiam os modos tradicionais de cuidado. Atuar diante dessas realidades exige mais do que conhecimento técnico: requer sensibilidade, escuta qualificada e, sobretudo, uma abordagem interdisciplinar.
Pensando nisso, esta especialização foi cuidadosamente elaborada para preparar profissionais da saúde e da educação que desejam aprofundar sua prática clínica com crianças e adolescentes, considerando as interfaces entre psicologia, pedagogia, psiquiatria, serviço social, neurociência e demais áreas afins.
 

Objetivos do Curso 

  1.  Compreender os fundamentos da psicologia do desenvolvimento infanto-juvenil.
  2. Analisar as principais psicopatologias na infância e adolescência.
  3. Estabelecer articulações entre a clínica psicológica e outras áreas como educação, serviço social, medicina e fonoaudiologia.
  4. Refletir sobre práticas clínicas a partir de estudos de caso e supervisões.
  5. Desenvolver estratégias de atuação interprofissional.

04 de Agosto de 2025

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Especialista 

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360 horas

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Síncronos - on line (ao vivo) - Terças e Quintas, das 19h às 22h

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12 x R$509,00

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Síncrona

Por que escolher este curso?​

  • Abordagem Interdisciplinar: porque compreender a infância e a adolescência exige múltiplos olhares.
  • Formação Teórico-Prática: ancorada nas demandas contemporâneas da clínica infanto-juvenil.
  • Perspectiva crítica e integrativa: para formar profissionais capazes de refletir, acolher e transformar.
  • Prevenção e cuidado ampliado: pensando a saúde mental desde os primeiros ciclos da vida.

A quem se destina?

Psicólogos, pedagogos, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, educadores e demais profissionais interessados na prática clínica com crianças e adolescentes.

Competências e habilidades os alunos devem desenvolver​?

  • Compreender os fundamentos da psicologia do desenvolvimento infanto-juvenil.
  • Analisar as principais psicopatologias na infância e adolescência.
  • Estabelecer articulações entre a clínica psicológica e outras áreas como educação, serviço social, medicina e fonoaudiologia.
  • Refletir sobre práticas clínicas a partir de estudos de caso e supervisões.
  • Desenvolver estratégias de atuação interprofissional.


Potenciais alunos:

Psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, educadores e demais profissionais da saúde e educação interessados na clínica infanto-juvenil.

Oportunidades de crescimento profissional

👉🏼 Atuação clínica ampliada

  • O profissional estará apto a trabalhar com crianças e adolescentes em contextos diversos, com domínio de técnicas e referenciais atualizados.
  • Capacidade de construir planos terapêuticos que integrem saberes de diferentes áreas, tornando o atendimento mais eficaz e sensível às demandas atuais.
 

👉🏼 Inserção em equipes interdisciplinares

  • Habilitação para atuar em equipes multiprofissionais em instituições de saúde, educação, assistência social, ONGs e projetos sociais.
  • Facilidade para dialogar com profissionais de outras áreas, contribuindo com uma visão psicológica crítica e colaborativa.
 

👉🏼 Diferencial competitivo no mercado

  • Formação especializada em uma área de alta demanda e baixa oferta de profissionais qualificados.
  • Título de especialista valorizado em concursos públicos, seleções de instituições e processos de credenciamento em convênios e clínicas.

👉🏼 Preparação para docência e pesquisa

Base teórica sólida que permite ao aluno ingressar na carreira acadêmica, participar de grupos de pesquisa ou atuar como professor em cursos de graduação e formação continuada.

👉🏼 Desenvolvimento de projetos sociais e educativos

Capacidade de elaborar, implementar e avaliar projetos voltados à promoção da saúde mental infantojuvenil em escolas, comunidades e instituições públicas ou privadas.

👉🏼 Aperfeiçoamento da escuta clínica e crítica

Ampliação do repertório técnico e ético para lidar com situações complexas envolvendo sofrimento psíquico, vulnerabilidades sociais e questões emergentes da infância contemporânea.

Carolina Pasquote Vieira

Coordenador (a)

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

  • Ética e Liderança
  • O Estágio do Espelho e a Aquisição da Linguagem
  • Pré-história da Criança e Funções Parentais
  • Psicomotricidade, Integração Sensorial e Desenvolvimento Emocional
  • O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
  • Corpo, Gênero e Sexualidade: Perspectivas Clínicas e Culturais
  • Clínica do Diagnóstico: Entre a Psiquiatria e a Psicanálise
  • Crianças Conectadas: Impactos Psíquicos e Desafios Clínicos
  • A Escola como Espaço Clínico, Educacional e Interdisciplinar
  • Intervenções em Musicoterapia para Crianças e Adolescentes
  • A Linguagem do Brincar e o Desamparo Psíquico na Clínica Infantil
  • Atividades de Aprendizagem

De acordo com a portaria 6/4/2018 do MEC, não é mais obrigatório o TCC em nenhum curso de pós-graduação lato sensu, a menos que a entidade de classe profissional o exija. Consulte seu coordenador para confirmar informações específicas de sua profissão.

O estágio é uma atividade obrigatória em alguns cursos e é caracterizada por uma legislação específica (há obrigatoriedades legais em um estágio que são definidas pelos órgãos reguladores) e por ser em ambiente profissional que presta atendimento a clientes/pacientes (ex.: hospitais).
Cursos com estágios obrigatórios: 
NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA (Presencial/Remoto)
ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E EMERGÊNCIA (Presencial)
ENFERMAGEM OBSTÉTRICA (Presencial)
FISIOTERAPIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (Presencial)
FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA (Presencial) 
ESTÉTICA AVANÇADA (Presencial)  
Nos demais cursos temos atividades práticas, inclusive em espaços de atendimentos reais, que não se configuram como estágio obrigatório, mas como Atividades de Aprendizagem
Depende do curso.
Os híbridos são os cursos que precisam de atividades práticas.
As aulas teóricas, então, são síncronas online, e as práticas são presenciais.
Consulte seu coordenador para confirmar informações específicas de seu curso.
Cada curso tem seu próprio corpo docente, convidado pelo(a) coordenador(a).
A lei exige o mínimo de 30% de mestres e/ou doutores, mas o UNASP trabalha com mais de 75%!
Todos são, portanto, titulados em suas áreas de atuação.
Nos cursos de negócio (MBA’s) convidamos diretores de grandes empresas, com grande experiência de mercado.
Nos cursos de saúde, convidamos professores que sejam atuantes no segmento hospitalar ou congênere, para que tenham experiência prática.
Nos cursos de direito, sempre há advogados de escritórios privados, juízes e desembargadores, dando um sentido muito prático e real.
Para saber o corpo docente de cada curso é possível o contato com o coordenador.
Todos os cursos de saúde possuem práticas.
 Algumas são em forma de atividades dentro das disciplinas, desenvolvidas em nossas estruturas (como na Policlínica, Academia, Laboratórios, Salas de Simulação ou no Espaço de Atendimento Multiprofissional). Outras, para alguns cursos que exigem, são feitas em estágios obrigatórios supervisionados em instituições de saúde conveniadas.  
– Para os que demandam estágios obrigatórios, a supervisão é diretamente na instituição na qual o estágio é cumprido;  
– Para os que têm prática em nossas estruturas, a supervisão é feita pelo(a) professor(a) da disciplina que exige a prática. 
Uma das seções iniciais dessa página é chamada de “O que vamos discutir, juntos?”
A lista de temas é a lista das disciplinas de cada curso. 
Sim, ficam gravadas, exclusivamente dos cursos com aulas síncronas online e apenas para consulta posterior às disciplinas.
No entanto, é importantíssimo considerar que o curso é oficialmente ofertado de forma síncrona, com interação com a turma, professores e com atividades em tempo real. O aluno que não participa sincronamente recebe falta, mesmo que assista à gravação depois. Assistir às aulas gravadas não abona faltas nas aulas síncronas. 
Caso você precise da liberdade de assisitir às aulas em outros horários, temos opções de cursos EAD, nos quais o aluno define sua própria agenda de estudos
Os cursos presenciais não têm suas aulas gravadas. 

Passo a Passo:

1. QUERO CURSAR

Para iniciar sua matrícula, clique em QUERO CURSAR e preencha os dados solicitado na página de inscrição. Você terá iniciado seu processo de matrícula.

2. PRÉ-DISCIPLINA

Você já está ligado à pós-graduação! Você receberá, em seu e-mail, um link com uma pré-disciplina que todos os nossos alunos deverão cursar antes do início das aulas regulares. 

3. FINALIZAÇÃO DA MATRÍCULA

Até 1 semana antes do início das aulas, nossa equipe fará contato para solicitar os documentos finais para a matrícula

4. ASSINATURA DE CONTRATO E PAGAMENTO DA PRIMEIRA MENSALIDADE

Com o processo de matrícula finalizado, basta assinar digitalmente o contrato e pagar a primeira mensalidade. Pronto, você estará 100% integrado ao curso de pós-graduação escolhido.

Invista no seu melhor!

Confira o melhor investimento pra você:

À vista

R$6.108,00

Valor a prazo

12x de R$509,00